Página das ferramentas cognitivas

#Ferramenta cognitiva

Registo de autodiagnóstico de aprendizagem

página do site e .pdf (2 páginas)

O que é?

É uma técnica para reconhecer, documentar, diagnosticar, e sugerir soluções para as próprias dificuldades de aprendizagem.

Quando usar?

Quando se pretende diagnosticar os pontos fortes e fracos do aluno na sua aprendizagem e gerar soluções para os problemas identificados.

Como aplicar?

Seguir os 4 passos: 1. Reconhecer; 2. Documentar; 3. Diagnosticar; e 4. Solucuinar.

exemplo em linguagem aumentativa

Objetivo de aprendizagem:

Escrever sobre Educação para a Newsletter da Rede de Balcões da Inclusão do INR (Instituto Nacional para a Reabilitação). Aprender é para Todos! A importância da Educação na minha (nossa) vida.

No passo DIAGNOSTICAR elaborei a análise SWOT, de pontos fortes e menos fortes, de oportunidades e ameaças.

Pontos Fortes (S - Strenghts) Pontos Fracos (W - Weaknesses)
Eu aprendo bem a usar a tecnologia com computador Sou tímido com pessoas que não conheço.
Eu trabalho bem com Adobe Premiere, edito vídeo e áudio Dificuldades com mudanças não planeadas
Sou Inteligente Dificuldades em perceber textos muito grandes
Ter um assistente pessoal Preciso de apoio cognitivo
Oportunidades (O - Opportunities) Soluções (Utilizar os pontos fortes para conseguir vantagens no aproveitamento das oportunidades) Soluções (Desenvolver estratégias para ultrapassar os pontos fracos e aproveitar as oportunidades)
Gostava de ter o meu emprego de Pré-Produção, Produção e Pós-Produção. Eu trabalho com o Adobe Première e edição dos áudios com o meu gravador, o telemóvel e os textos que escrevo à mão e com o computador. Enviar o meu currículo
Preciso de arranjar o meu emprego em que eu consiga trabalhar. Aprendo bem a usar tecnologia com computador. Procurar um emprego que usa Tecnologia.
Concluir a minha licenciatura em Design e Produção Gráfica. Sou esforçado para aprender bem. Ter um assistente pessoal que possa ajudar nas minhas necessidades de apoio cognitivo.
Ameaças (T- Threats) Soluções (Utilizar os pontos fortes para evitar as ameaças ou para as transformar em oportunidades) Soluções (Reduzir a "atividade" ou realizar acordos estratégicos com outras pessoas ou entidades)
As pessoas terem dificuldade em aceitar os desafios cognitivos. Novas formas de aprender Procurar um coach educativo e/ou um assistente pessoal
As empresas não me darem uma oportunidade de trabalhar. Aprender novas coisas. Procurar cursos profissionais, licenciatura, técnicos, e formação ao longo da vida.
Eu não quero ficar sempre sozinho em todos os sítios. Desenvolver independência Treinar independência com a ajuda dos Assistentes Pessoais.
Share by: