#Ferramenta cognitiva
página do site e .pdf (2 páginas)
O que é?
É uma técnica para reconhecer, documentar, diagnosticar, e sugerir soluções para as próprias dificuldades de aprendizagem.
Quando usar?
Quando se pretende diagnosticar os pontos fortes e fracos do aluno na sua aprendizagem e gerar soluções para os problemas identificados.
Como aplicar?
Seguir os 4 passos: 1. Reconhecer; 2. Documentar; 3. Diagnosticar; e 4. Solucuinar.
Objetivo de aprendizagem:
Escrever sobre Educação para a Newsletter da Rede de Balcões da Inclusão do INR (Instituto Nacional para a Reabilitação). Aprender é para Todos! A importância da Educação na minha (nossa) vida.
No passo DIAGNOSTICAR elaborei a análise SWOT, de pontos fortes e menos fortes, de oportunidades e ameaças.
Pontos Fortes (S - Strenghts) | Pontos Fracos (W - Weaknesses) | |
---|---|---|
Eu aprendo bem a usar a tecnologia com computador | Sou tímido com pessoas que não conheço. | |
Eu trabalho bem com Adobe Premiere, edito vídeo e áudio | Dificuldades com mudanças não planeadas | |
Sou Inteligente | Dificuldades em perceber textos muito grandes | |
Ter um assistente pessoal | Preciso de apoio cognitivo | |
Oportunidades (O - Opportunities) | Soluções (Utilizar os pontos fortes para conseguir vantagens no aproveitamento das oportunidades) | Soluções (Desenvolver estratégias para ultrapassar os pontos fracos e aproveitar as oportunidades) |
Gostava de ter o meu emprego de Pré-Produção, Produção e Pós-Produção. | Eu trabalho com o Adobe Première e edição dos áudios com o meu gravador, o telemóvel e os textos que escrevo à mão e com o computador. | Enviar o meu currículo |
Preciso de arranjar o meu emprego em que eu consiga trabalhar. | Aprendo bem a usar tecnologia com computador. | Procurar um emprego que usa Tecnologia. |
Concluir a minha licenciatura em Design e Produção Gráfica. | Sou esforçado para aprender bem. | Ter um assistente pessoal que possa ajudar nas minhas necessidades de apoio cognitivo. |
Ameaças (T- Threats) | Soluções (Utilizar os pontos fortes para evitar as ameaças ou para as transformar em oportunidades) | Soluções (Reduzir a "atividade" ou realizar acordos estratégicos com outras pessoas ou entidades) |
As pessoas terem dificuldade em aceitar os desafios cognitivos. | Novas formas de aprender | Procurar um coach educativo e/ou um assistente pessoal |
As empresas não me darem uma oportunidade de trabalhar. | Aprender novas coisas. | Procurar cursos profissionais, licenciatura, técnicos, e formação ao longo da vida. |
Eu não quero ficar sempre sozinho em todos os sítios. | Desenvolver independência | Treinar independência com a ajuda dos Assistentes Pessoais. |